sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Conversa com o vizinho - José Malhoa


I - Identificação da Obra
1- Obra
Conversa com o Vizinho

2 – Autor
José Vital Branco Malhoa (1855-1933); a obra foi posteriormente oferecida a José Filipe Rodrigues.

3- Data
A obra data de 1932.

4 – Movimento
Esta obra está inserida no período do Realismo (vertente naturalista). Esta corrente instala-se na pós-revolução industrial, ou seja, a consolidação do capitalismo e liberalismo comercial que resultaram em desniveís sociais entre burguesia e proletariado, aparecendo novos ideais sociais e políticos que, resultaram em movimentos socialistas, democráticos e republicanos. Deste modo, a consciência do povo e dos artistas modifica-se, tornando-os mais activos e interventivos, lutando pelos seus direitos. A arte incorpora um meio de denúncia. Denúncia da realidade social, do quotidiano dos mais desfavorecidos. Esta era o meio dos artistas revelarem as suas ideias e revoltas.


5 –
Numa opção curiosa e intrigante, Malhoa nunca saiu do seu país natal. Toda a sua aprendizagem, as suas experiências e sua obra tiveram o seu desenvolvimento em Caldas da Rainha( de onde era proveniente) Lisboa, cidade onde passou a maior parte da vida e em torno desta. Por estes motivos o local de origem da obra “Conversa com o Vizinho” só pode variar entre estes locais, não se sabendo exactamente de onde proveio. Actualmente a obra encontra-se no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.


Mapa:
6 –Descrição do quadro:Conversa com o Vizinho é uma pintura que representa uma rapariga inclinada sobre o parapeito de uma janela, onde foi colocada uma manta amarela. A figura é seccionada pela cintura no canto inferior direito da composição. Veste saia azul, blusa castanha e um lenço com várias cores sobre os ombros. Dirige o rosto sorridente para cima; o cabelo está apanhado e possui dois pequenos brincos. Do lado direito da figura, pendem alguns ramos de glícias (como um traço de união entre os dois planos, o interior próximo e o exterior longínquo) e vê--se uma parte da parede e do caixilho da janela.
Por detrás da rapariga, em segundo plano, vêem-se campos e montes verdejantes e o céu amarelado.
Significado: estando este quadro inserido numa corrente realista e caracterizado por uma vertente mais naturalista, no geral, tem um significado puramente pictórico. Uma transposição da realidade, um episódio da vida quotidiana, a vida camponesa demonstrada com fidelidade: a simplicidade.

7 – Técnica
O material pastel de óleo. Técnica: Óleo sobre tela, 31x27,5 cm.

II- Estrutura formal
1-Traço:
A pincelada leve mas rigorosa, exprime movimento/ relevo. Malhoa através do seu traço transmite o movimento que é efectuado pela rapariga. O espectador consegue “imaginar” o percurso da rapariga desde o debruçar na janela passando pelo olhar para o plano de “cima”(onde está o vizinho). Pincelada mais definida nas roupas e nas feições.

2- Formas:
Representação da figura humana feita com rigor, respeitando a anatomia das proporções das volumetrias; a realidade objectiva e a natureza observável como ponto de partida, representando-as com total fidelidade e minúcia;

3- Representação espacial:
O retrato é subtil e a paisagem, em segunda plano, marca os volumes;está representada uma pluralidade de formas e dimensões, desde a personagem principal aos trajes e acessórios, passando pela natureza representada que só por si transmite pluridimensionalidade.

4- Luz e sombra:
Conversa com o Vizinho, é um óleo que sublinha um momento,a transição de um ambiente de interior para a paisagem luminosa que se desenvolve lá fora (a transição plástica dos ambientes interiores para a paisagem envolvente, personificada pela rapariga que recebe e reflecte os efeitos da luz, no rosto, no vestuário, nos objectos e natureza circundantes).

5- Cores:
- Uso das gradações de cores primárias; pintura livre, serena e cheia de transparências; as cores são as mais aproximadas da realidade possivel permintindo, assim, uma maior fidelidade à realidade que se está a tratar.

6- Organização espacial:
Relação com cânones académicos;relação de profundidade(distância) marcada pela perspectiva (o primeiro plano que põe em evidência a personagem principal e o segundo plano caracterizado pela natureza).

7- Iconografia:
Pintura que traduz com fidelidade e simplicidade a vida rural. Com simplicidade e harmonia da personagem esta pintura, revela uma expressividade e intensidade dramática do retracto físico e psicológico (simplicidade e felicidade) da mesma. Malhoa pinta uma natureza habitada por pessoas resignadas e humildes (representada por um elemento-rapariga), cuja existência não podem mudar. A realidade tal como ela é.

III- Identificação do Aluno
Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário