quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

À Beira-Mar ou Praia das Maçãs - José Malhoa

I - Identificação das Obras
1-ObraÁ Beira-Mar ou Praia das Maças

2 – Autor
José Malhoa.

3- Data da Obra
1918.

4 – Período
Realismo.O contexto histórico em que se insere é pós-revolução industrial, ou seja, consolidação do capitalismo e liberalismo comercial que resultaram em desníveis sociais entre burguesia e proletariado, aparecendo novos ideais sociais e políticos que resultaram em movimentos socialistas, democráticos e republicanos. Deste modo, a consciência do povo e dos artistas modifica-se, tornando-os mais activos e interventivos, lutando pelos seus direitos.

5 - Local onde se encontra actualmente
Museu do Chiado, em Lisboa.

6 –
A pintura Á beira-mar ou praia das maças representa uma realidade do quotidiano juntando dois dos aspectos da pintura de Malhoa, o retrato e a paisagem. Nesta pintura retrata um casal, visto num terraço de um restaurante sobre o mar. Ao centro do quadro encontra-se esse casal, a figura feminina com um vestido cor-de-rosa e um chapéu creme, esta sentada de perna cruzada onde apoia o braço esquerdo, o outro braço sobre o encosto da cadeira, encontra-se de costas para o espectador. A figura masculina de fato preto tem o cotovelo apoiado na mesa e a cabeça apoiada na mão desse mesmo braço, encontra-se de frente para o espectador e para a figura feminina. Este casal esta sentado a mesa a conversar e sobre a mesa encontra-se uma toalha branca, no lado esquerdo da figura feminina está um jarro e chávenas, nesse mesmo canto esquerdo da mesa conseguimos ver a madeira da mesa, pois o vento levantou a toalha. Ainda do lado esquerdo da figura feminina esta encostado ao parapeito e a mesa um banco colectivo em madeira e depois do parapeito encontra-se o mar, com as ondas a bater nas rochas. Atrás da figura masculina encontra-se outra mesa e mais ao fundo a parede onde acaba o terraço. Ainda dentro do terraço encontra-se a direita da figura feminina junto da parede uma planta e uma mesa com outros clientes do restaurante e junto a cadeira da figura feminina metade de um banco e sobre ele o chapéu creme com uma risca preta, da figura masculina e a sombrinha cor-de-rosa, da figura feminina.
Sobre o terraço vemos um toldo em palha apoiado por paus de madeira que se encontram junto ao parapeito e no meio da varanda.

7 – A técnica
óleo sobre madeira.

II- Estrutura formal
1-
O quadro exprime movimento é também um dos quadros mais livres e leves que José Malhoa pintou. O tipo de pincelada é de um só traço, sem perder qualquer pormenor.

2-
José Malhoa aqui apresenta uma pintora de formas absolutas, fechadas e simplificadas apresentado tanto a figura humana como as perspectivas do ambiente em seu redor de forma proporcional.

3-
O quadro encontra-se em perspectiva.

4-
José Malhoa procurou representar até ao mais ínfimo pormenor as sombras projectadas e a incidência da luz e isso vê-se no muro, no chão e no vestido cor-de-rosa.

5- Cor
As cores do quadro são harmónicas, coloridas e claras.

7-
Aqui a uma leitura a nível social, talvez um almoço, ou um lanche entre um casal num ambiente calmo e até romântico.

Trabalho de:
Maria Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário