Identificação da obra
1. Obra
3. Data
Escultura realizada em Roma em 1872 e concluída no Porto em 1874.
4. Período
Esta é uma obra da época realista. Este estilo surgiu devido ao progresso da ciência e da tecnologia e pelos acontecimentos sociais e políticos que tinham proporcionado uma renovação na mural, na ética e nos costumes, o que levou os artistas a aplicar uma visão mais objectiva e rigorosa sobre a realidade e implementar um novo entendimento do papel da arte.
5. Proveniência
Origem em Roma. Finalizada no porto, actualmente situa-se no Museu Nacional De Soares dos Reis.
6. Tema
Está representado um modelo do sexo masculino sentado sobre uma rocha onde bate uma onda, com a cabeça pendente e os braços repousando nas pernas. Pode-se fazer uma leitura romântica da obra devido ao olhar profundo da figura e à presença do mar.
7. Material
Mármore.
Estrutura Formal
1. Formas
O escultor primou pela representação da anatomia (Realista), os pormenores naturalistas permitem alcançar um notável equilíbrio entre a expressividade essencialista e a da imediata vida sensível. Este equilíbrio permitiu-lhe mostrar subtilmente os diversos graus de tensão, através dos quais deixa adivinhar a sensibilidade romântica do tema.
2. Volumes
Esta obra em termos de espaço e volumes estão equilibrados bem como os cheios e os vazios.
3. Movimentos
O cabelo, o entrelaçar dos dedos, desnivelamento das pernas e a onda, representam o movimento desta obra.
4. Efeitos Plásticos
Identificação das alunas e Bibliografia
Ana Costa nº2
Ana Águas nº3
Andreia Guerra nº5
Tema de estudo: Escultura Realista
1. Obra
O Desterrado (1872-1879)
2. Autor
Antonio Manuel Soares dos Reis , 1847-1889.2. Autor
3. Data
Escultura realizada em Roma em 1872 e concluída no Porto em 1874.
4. Período
Esta é uma obra da época realista. Este estilo surgiu devido ao progresso da ciência e da tecnologia e pelos acontecimentos sociais e políticos que tinham proporcionado uma renovação na mural, na ética e nos costumes, o que levou os artistas a aplicar uma visão mais objectiva e rigorosa sobre a realidade e implementar um novo entendimento do papel da arte.
5. Proveniência
Origem em Roma. Finalizada no porto, actualmente situa-se no Museu Nacional De Soares dos Reis.
6. Tema
Está representado um modelo do sexo masculino sentado sobre uma rocha onde bate uma onda, com a cabeça pendente e os braços repousando nas pernas. Pode-se fazer uma leitura romântica da obra devido ao olhar profundo da figura e à presença do mar.
7. Material
Mármore.
Estrutura Formal
1. Formas
O escultor primou pela representação da anatomia (Realista), os pormenores naturalistas permitem alcançar um notável equilíbrio entre a expressividade essencialista e a da imediata vida sensível. Este equilíbrio permitiu-lhe mostrar subtilmente os diversos graus de tensão, através dos quais deixa adivinhar a sensibilidade romântica do tema.
2. Volumes
Esta obra em termos de espaço e volumes estão equilibrados bem como os cheios e os vazios.
3. Movimentos
O cabelo, o entrelaçar dos dedos, desnivelamento das pernas e a onda, representam o movimento desta obra.
4. Efeitos Plásticos
O mármore esculpido não apresenta textura e apenas a sua cor natural, no entanto as formas esculpidas permitem a existência de claro/escuro.
5. Organização Espacial
As linhas a vermelho representam eixos visuais da escultura.5. Organização Espacial
Identificação das alunas e Bibliografia
Ana Costa nº2
Ana Águas nº3
Andreia Guerra nº5
Tema de estudo: Escultura Realista
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNo primeiro parágrafo do ponto 4. "mural" deveria ser "moral":)
ResponderEliminarbuenos dias
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